Câmara de Ílhavo mantém passagem superior como a melhor hipótese para acabar com filas à saída da Barra.

2016-02-03 16:22

Categoria: 

Concelho: 

O presidente da Câmara de Ílhavo afirma que a passagem superior na rotunda da Barra é a principal solução alternativa a acabar com os congestionamentos de trânsito à saída da praia nos meses de Verão e que é a proposta que serve de base ao trabalho da empresa responsável pelas soluções técnicas. Fernando Caçoilo mantém esta opção trabalhada pela autarquia como a principal alternativa deixando de lado outras soluções já apresentadas e que passam por aterros na ria, nomeadamente uma que aponta para o aproveitamento da passagem ciclável sob um dos tabuleiros de acesso à ponte.

A Câmara de Ílhavo diz desconhecer o autor da proposta e a proposta avançada e que foi revelada pela Terra Nova para a criação de uma alternativa à saída da praia da Barra e afirma que a ideia apresentada por Sizenando Abreu, do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, obrigaria a estudos de impacto ambiental e levantaria condicionantes com reduzidas hipóteses de aprovação . Fernando Caçoilo diz que pensar em aterros é criar soluções mais complexas, mais dispendiosas e com mais obstáculos em matéria ambiental.

“Se não quisermos resolver o problema é pensar nessa solução. Se isto já é complicado com passagem superior imaginem o que é fazer com aterros na ria. A escolha de empresa também pensou nisto. Quisemos alguém com experiência. Estamos confinados ao espaço da rotunda, porque de outra forma não teremos hipótese nenhuma”.

O autarca respondia às questões levantadas pelo vereador do PS, Pedro Martins, que conhecedor da proposta do investigador da UA sugeriu o avanço para uma discussão aberta ao público. “É uma obra de relevante interesse público e apesar de estar em concurso não seria interessante levar a discussão pública aos cidadãos sobre este projeto? Hoje coloca-se tudo em discussão pública por força de lei. Admito que não haja grandes alternativas mas penso que seria interessante”.  

A Câmara de Ílhavo aprovou o carácter de “relevante interesse público” do projeto de remodelação da rotunda da Praia da Barra.