Câmara de Ílhavo inicia campanha sobre limpeza de matos e espaços florestais.

2018-01-22 08:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo lança uma campanha de prevenção em Espaços Rurais.

Uma gestão correta e eficaz da vegetação é considerada a melhor forma de se proteger o ambiente, a floresta, as pessoas e os bens. Este é o mote para a Campanha Municipal de Proteção de Edificações em Espaços Rurais como alerta público para a prevenção dos fogos florestais.

A criação e manutenção de uma faixa de prevenção com 50 metros é uma das apostas que vão merecer recomendação. Os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais, são obrigados a proceder à gestão de combustível, numa faixa com largura de 50 metros a contar da alvenaria exterior do edifício, numa medida para cumprir até 15 de março de 2018.

A gestão de combustíveis, que consiste no corte dos matos ou outra vegetação espontânea, nas desramações das árvores até metade da altura, no máximo de 4 metros, ao distanciamento de 4 metros entre a copa das árvores, e ao distanciamento mínimo de 5 metros da copa das árvores às edificações, tem como objetivo a redução dos efeitos da passagem de incêndios, protegendo de forma passiva as zonas edificadas.