Câmara de Ílhavo fechou acordo com a Ordem dos Médicos Veterinários para a "promoção da saúde e bem-estar animal". PS diz que solução interna é mais económica.

2018-02-02 17:19

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Ílhavo já fechou o acordo com a Ordem dos Médicos Veterinários para a "promoção da saúde e bem-estar animal, da saúde e segurança pública".

É "mais uma peça no esforço para adaptar o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Ílhavo às normas da Lei com destaque para as campanhas de esterilização de animais abandonados, errantes e de companhia".

O Protocolo estabelecerá um Programa de apoio de cuidados primários médico veterinários para animais em risco no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Saúde Veterinária para Animais de Companhia em Risco.

O Cheque Veterinário "prevê comparticipações que variam entre os 13,00 e os 100,00 euros e visa a prestação de cuidados de saúde aos animais em risco, nomeadamente no que se refere à vacinação, desparasitação e esterilização, bem como outros tratamentos e urgências 24 horas".

As atividades abrangidas pelo Plano de Cuidados de Saúde Veterinária (PCSV) respeitam a “animais errantes capturados pelo CROACI, as colónias de gatos sob a responsabilidade da autarquia e os animais de famílias carenciadas devidamente identificadas pela Câmara Municipal, através de um programa plurianual de vacinação, a identificação eletrónica dos animais, intervenções cirúrgicas reprodutivas e outros tratamentos em função de identificação de necessidades de tratamentos”.

O PS votou contra por considerar que a contratação externa deste serviço não é a melhor solução uma vez que é "mais onerosa" do que o serviço assegurado diretamente pelo canil municipal.

Sérgio Lopes defende que a autarquia "segue um caminho de respostas avulsas quando já deveria saber que resposta virá da nova estrutura de canis da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro".

Fernando Caçoilo defende que a solução "foi trabalhada em conjunto" com a Ordem dos Médicos Veterinários. O autarca de Ílhavo admite atraso na implementação da medida mas refere que "o universo de animais" em lista de espera, cerca de 20, garante desta forma a resposta mais eficaz. (com áudio)

A autarquia revelou ainda que está a fazer consultas ao mercado para encontrar resposta para a recolha de animais errantes.