Câmara de Ílhavo avança para a reabilitação do antigo Quartel dos Bombeiros.

2018-11-03 12:48

Categoria: 

Concelho: 

A reabilitação do antigo Quartel dos Bombeiros de Ílhavo avança, agora, com a abertura de um 'procedimento concursal'.

A Câmara aprovou a abertura do Concurso da Empreitada do 'Centro para a Valorização e Interpretação da Religiosidade Ligada ao Mar e Loja Social', no âmbito da Reabilitação do antigo Quartel. Este processo reconheceu, no final de Outubro, a aprovação de financiamento por parte dos Fundos Comunitários do Portugal2020 (CENTRO2020 – Reabilitação Urbana) e representa um investimento de 1.566.066,74 euros.

A obra, enquadrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Ílhavo (PEDU Ílhavo), permitirá a concretização do projeto e da opção urbanística da Autarquia para a reabilitação daquele espaço público, "liberto e desocupado" por força da construção das novas instalações dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo. A empreitada irá albergar espaços e equipamentos que "preservam a cultura e a identidade do Município, uma loja social e a sede da Confraria do Bacalhau", terá um prazo de execução de 14 meses, após a sua adjudicação.

A remodelação do Largo do Bispo (Jardim Henriqueta Maia) e da zona envolvente ao Pavilhão Capitão Adriano Nordeste, também será uma realidade.