Câmara de Ílhavo adquire antigas instalações do matadouro no esteiro da Malhada.

2015-06-03 20:27

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Ílhavo vai adquirir as instalações do antigo matadouro, junto ao esteiro da Malhada, como forma de salvaguardar o possível uso futuro do espaço. Depois de alguns meses de negociações, autarquia e proprietários do espaço acordaram a venda e a autarquia diz que consegue a aquisição por 17500 euros, um preço considerado acessível comparado com valores pretendidos no passado e que chegaram a atingir os 36 mil euros.

Com a recuperação do esteiro e com os riscos inerente às limitações que o Ministério do Ambiente iria colocar à eventual ocupação do espaço depois de demolidas as atuais instalações, a Câmara assumiu a aposta numa perspetiva de futuro admitindo que o local venha a ser desejado para estabelecimento na área da restauração. Essa possibilidade já tinha sido admitida por Fernando Caçoilo na altura em que as obras de recuperação do esteiro estavam em fase de arranque (com áudio).

“Foi uma negociação difícil mas conseguimos chegar a acordo. Foi necessária a minha paciência”, revelava Fernando Caçoilo enquanto Marcos Ré, vice-presidente da autarquia, confirmava as dificuldades, uma vez que a titularidade do terreno foi alvo de discórdia sem certezas quanto à sua passagem pelo domínio público no passado.

“Hoje estou a concordar muito com a maioria. É uma boa decisão”, sublinhava o porta-voz da oposição, José Vaz, satisfeito com a possibilidade de ficar em aberto um futuro para o imóvel.