Câmara de Estarreja dá 300 mil euros para financiar novo Bloco Operatório no Hospital Visconde de Salreu.

2015-05-29 16:47

Categoria: 

Concelho: 

Foi anunciado pela autarquia de Estarreja um investimento de 300 mil euros no Hospital Visconde de Salreu (HVS), "a empregar prioritariamente na beneficiação" da Unidade de Cirurgia de Ambulatório. O "compromisso" foi apresentado ontem à noite na sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Estarreja, que debateu o Projeto da Unidade de Cuidados Paliativos, que "poderá ser a salvação do Bloco Operatório". A discussão aconteceu na sessão extraordinária da Assembleia que tinha um único ponto na Ordem de Trabalhos, (apresentação e discussão do Projeto da Unidade de Cuidados Paliativos a instalar no HVS, Polo de Estarreja do Centro Hospitalar do Baixo Vouga). A apresentação do projeto, inserido no Plano Estratégico do CHBV e anunciado por Manuel Ferreira Teixeira, Secretário de Estado da Saúde, em Estarreja em Julho de 2014, foi ontem feita pelo Presidente do Conselho de Administração do CHBV, Aurélio Rodrigues. Está previsto um investimento de 900 mil euros e as obras deverão arrancar "já no próximo mês de junho".

Assembleia e Câmara contestam que a criação da unidade de paliativos "possa significar a extinção de outras valências do HVS, nomeadamente o bloco de cirurgia".

A autarquia está disposta a avançar com a verba necessária para custear um novo bloco. “Fica aqui o compromisso. A Câmara Municipal assume a despesa até 300 mil euros para que possamos fazer este projeto (Unidade de Cuidados Paliativos) sem por em causa o Bloco Operatório”, anunciou Diamantino Sabina lançado o repto ao CHBV para que não se inviabilize o serviço de cirurgia em Estarreja. “Está dentro das nossas expectativas que se mantenha”, reforçou o autarca.