Câmara de Aveiro negoceia gestão da Igreja das Carmelitas.

2016-05-12 15:06

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Presidente da Câmara de Aveiro anuncia que a Igreja das Carmelitas, na praça Marques Pombal, vai passar para a gestão municipal. Ribau Esteves diz que estão em curso negociações com a Direção Regional da Cultura do Centro para a cedência da Igreja que ficará sob alçada direta do Museu de Aveiro.

Um ano depois da transferência do Museu, o autarca aproveitou o Feriado Municipal para fazer balanço positivo à passagem para a gestão municipal agora reforçada com o protocolo celebrado com a Irmandade de Santa Joana. E anunciou a realização de obras de manutenção do espaço (com áudio).

O presidente da Assembleia Municipal de Aveiro diz que depois dos anos em que foi necessário tomar medidas de emergência é tempo de mostrar um rumo para o futuro de Aveiro. Nogueira Leite aproveitou, ainda, o momento para elogiar o tecido associativo e empresarial pelas dificuldades que tem sabido enfrentar.

“Temos história, temos exemplos, uma economia resistente e diversificada, acessibilidades, uma universidade que nos orgulha e vários serviços de qualidade. Sei que a vereação tem estratégia para a cidade e para a Região. É altura de a partilhar mais intensamente. É necessário consolidar o caminho”.

Na sessão solene desta manhã foram distinguidos D. António Francisco, anterior Bispo de Aveiro; Ricardo Costa, chefe de cozinha natural de Aveiro; Martinho Pereira, pelo seu trabalho de 19 anos na liderança da Delegação de Aveiro do Banco Alimentar Contra a Fome e Alavarium, tri campeão nacional de andebol.

O atual Bispo do Porto afirmou-se um aveirense. D. António Francisco Santos diz que essa ligação nunca será esquecida. “Posso e devo dizer, hoje com acrescida razão, que também eu sou um pedaço desta terra aveirense, feita de ria e mar, e transporto em mim a gratidão pelo percurso que em boa hora Aveiro me trouxe”.