Câmara de Aveiro lamenta duração da greve e teme impactos na economia local de São Jacinto.

2015-08-19 16:54

Categoria: 

Concelho: 

O Conselho de Administração da Empresa Municipal MoveAveiro e a Câmara de Aveiro dizem lamentar a “situação de transtorno” criada aos Utentes regulares do Ferry Boat e da Lancha que fazem a ligação entre o Forte da Barra (Ílhavo) e São Jacinto (Aveiro), em especial aos residentes em São Jacinto, assim como aos visitantes e turistas, pela greve em curso convocada pelo Sindicato dos Transportes Fluviais Costeiros e da Marinha Mercante (de 19 a 24 de agosto de 2015).

A autarquia e a empresa garantem que as questões suscitadas pelo Sindicato e pelos funcionários da empresa foram “devidamente esclarecidas” em encontros e num ofício datado de 14 de Agosto. Reconhecendo legitimidade ao direito de greve, a autarquia diz lamentar a realização que encara como “desproporcionada” na duração e geradora de “danos financeiros relevantes às operações comerciais existentes em São Jacinto que têm nesta fase do ano a sua melhor época”.

Entre quarta (19) e segunda (24) estão garantidos os serviços mínimos de transporte com uma ligação de São Jacinto para o Forte da Barra às 7h20 e do Forte da Barra a São Jacinto às 18h20.

A extinção e liquidação da empresa MoveAveiro, determinada por Lei, por representar uma operação financeira deficitária - nos últimos anos apresentou prejuízos de cerca de 2,2 milhões de euros por ano – abriu caminho à concessão de transportes e os trabalhadores temem perder direitos com mudança na entidade patronal.