Câmara de Aveiro contente com investimento assegurado na nova fábrica da Navigator Company.

2017-02-09 15:03

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro já veio a público congratular-se pela decisão de ontem do Conselho de Administração da The Navigator Company (TNC) de avançar de imediato com a construção da sua Nova Fábrica de Papel Tissue, em Cacia.

Refere a autarquia, em comunicado enviado à Redacção Terra Nova, que "foi uma longa e intensa luta junto do Governo de Portugal e da TNC, nomeadamente desde 2015, para que os compromissos assumidos com a CMA para a construção desta importante unidade industrial fossem concretizados", recordando que no início de Setembro de 2016 foi emitido o despacho de aprovação do licenciamento da nova Fábrica de Papel Tissue (de consumo doméstico) da empresa TNC (antiga Portucel), "ficando desde então reunidas as condições de base para se emitir o alvará de construção", pagando a TNC uma taxa de licenciamento de cerca de 225 mil euros. A fábrica terá uma capacidade final de produção de 240 mil toneladas por ano, um investimento próximo dos 420 milhões de euros e uma projeção de criação de cerca de 300 novos postos de trabalho em Aveiro.

Esta nova Fábrica da TNC, na sua primeira fase que agora vai arrancar para a sua construção, vai concretizar um investimento de 121 milhões de euros e criar 100 novos postos de trabalho, para uma capacidade de produção nominal de 70 mil toneladas por ano, perspetivando-se a sua entrada em funcionamento no segundo semestre de 2018.

Integrado no Plano de Pormenor da Zona Industrial de Cacia, está também a construção da nova Variante Rodoviária de Cacia, com um investimento total de cerca de 1,2 milhões. A TNC, comparticipou com 35 mil euros, os custos do Plano de Pormenor e do Projeto da nova Variante e vai comparticipar a obra da Variante em 500 mil euros.