Câmara de Aveiro aprova alterações ao Plano da Zona Industrial de Cacia.

2015-06-25 12:15

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal de Aveiro aprovou a alteração do Plano de Parte da Zona Industrial de Cacia e o documento com a alteração segue agora para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro para o cumprimento dos procedimentos formais. O Plano de Pormenor de Parte da Zona Industrial de Cacia foi aprovado pela Assembleia Municipal de Aveiro, em 18 de Julho de 2013, e foi motivada pela necessidade de ampliação da unidade industrial da Portucel já instalada em Cacia. Com a entrada na produção de papel de uso doméstico, a fábrica prepara novas instalações com mudanças nos processos produtivos, ao nível das tecnologias e do layout da fábrica.

“A opção pela produção de papéis para consumo doméstico (vulgo tissue), apresenta diferenças significativas das tecnologias previstas no anterior projeto, que se traduzem em maquinaria específica e em muito mais alta capacidade de produção, pelo que o seu enquadramento exige a adequação do polígono de edificação às suas características e dimensões, com a consequente aferição e ajustamento de alguns parâmetros urbanísticos e de pormenores da estrutura viária preconizada no Plano de Pormenor em causa”.

A autarquia diz que essa aposta justifica o envolvimento dos mais altos dirigentes da autarquia e da empresa que esperam agilizar o investimento próximo dos 420 milhões de euros e uma projeção de criação de cerca de 300 novos postos de trabalho em Aveiro até ao ano de 2022. O arranque da atividade produtiva está prevista para o segundo semestre de 2016.