Câmara de Aveiro apresenta Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses como garantia de “excecional recuperação financeira”.

2017-07-31 09:44

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro destaca a referência do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2016 à recuperação financeira da Autarquia. Defende que confirma um quadro de “excecional recuperação financeira”.

A redução da dívida em 45 milhões de euros, em 2014, 2015 e 2016, é o foco da análise pela “racionalização da despesa e da receita” que garante “capacidade de investimento nos serviços públicos essenciais”.

A redução da dívida foi conseguida ainda antes da aprovação do empréstimo de 86 milhões de euros do Fundo de Apoio Municipal em vigor por 20 anos.

“Esse resultado agora constatado e partilhado publicamente por uma entidade independente, a Ordem dos Contabilistas Certificados, tem uma nota especial pelo facto de subscrever o balanço muito positivo que temos feito da reforma profunda implementada com sucesso na CMA no presente mandato autárquico”.

A Câmara Municipal de Aveiro ainda tem a quarta maior dívida do País mas Ribau Esteves acredita que o modelo implementado garante capacidade de investimento.

O autarca já assumiu publicamente a meta de antecipar, em dois ou três anos, o objetivo fixado no PAM de alcançar em 2023 o rácio de 1,5 entre a receita e a dívida da CMA, "libertando então a CMA e os Cidadãos do Município de Aveiro de um conjunto de obrigações legais como a de ter os impostos nos níveis mais elevados que a Lei define".

“A CMA está no grupo dos dez Municípios Portugueses com maior independência financeira, o que se reveste de grande importância para o trabalho de consolidação da recuperação financeira que estamos a fazer e para a sustentabilidade do investimento que estamos a fazer e queremos intensificar, pagando sempre a tempo e horas a todas as entidades a quem compramos bens e serviços”.