Câmara de Albergaria-a-Velha assina contrato-programa com APPACDM na área do desporto adaptado.

2018-05-03 15:53

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Albergaria celebrou ontem um contrato-programa de desenvolvimento desportivo com a APPACDM de Albergaria-a-Velha com o objetivo de "promover a integração das pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade na dinâmica desportiva". do Concelho.

No âmbito do contrato-programa vão ser implementadas as modalidades de atletismo, boccia e natação, nas suas vertentes adaptadas, "permitindo que vários munícipes pratiquem desporto de forma regular com carácter competitivo ou não competitivo, utilizando para tal os equipamentos municipais".

Desta forma, "pretende-se promover a igualdades de oportunidades e a melhoria da qualidade de vida de pessoas com capacidades limitadas, numa lógica de inclusão social".

O contrato-programa tem a duração de 12 meses e, durante esse período, o Município de Albergaria-a-Velha vai conceder uma comparticipação financeira no valor de 22 mil euros, assegurar os custos referentes às inscrições dos participantes nas federações e/ou competições/encontros e apoiar no transporte, bem como assegurar a realização dos seguros de acidentes pessoais. Nos vários equipamentos municipais, cedidos gratuitamente, a Autarquia vai ainda assegurar os materiais e equipamentos didáticos e desportivos necessários para a realização das atividades. No primeiro ano, o objetivo é integrar 50 pessoas portadoras de deficiência nas ações desenvolvidas.

O Presidente da Autarquia Albergariense, António Loureiro, explica que o Município "quer caminhar para a inclusão total, melhorando as respostas às pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade", que são mais de 300 no Concelho, "sempre em parceria com as Associações e a comunidade". “Vamos levar esta maratona até ao fim, vamos vencendo passo a passo”, conclui o autarca.