Câmara de Albergaria vai apoiar 47 famílias no pagamento de renda.

2016-01-07 10:50

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai apoiar 47 famílias com um subsídio ao arrendamento. Investe 54 420,00 euros em apoio ao arrendamento, um mecanismo temporário de ajuda a famílias carenciadas. Os beneficiários só podem usufruir do subsídio pelo período de dois anos e não é cumulativo com outros apoios que as famílias já usufruem, tendo em conta que legalmente não é permitido acumular subsídios desta natureza.

A autarquia prepara-se para contribuir com metade do valor das rendas de agregados em dificuldades. Apesar de ter recebido mais de 47 candidaturas, a Autarquia admitiu aquele conjunto, que representa agregados monoparentais, famílias com pensões baixas, desempregados e beneficiários do Rendimento Social de Inserção.

“O Município continua a fomentar o arrendamento urbano para famílias carenciadas ou indivíduos com fragilidade socioeconómica, sendo possível também promover o arrendamento urbano no Concelho de Albergaria-a-Velha”, salienta a Vereadora de Ação Social, Catarina Mendes.

Catarina Mendes refere que o Programa de Apoio ao Arrendamento Urbano foi criado em 2014 pelo atual Executivo para dar resposta à carência de habitação social em Albergaria.

“Quando o Executivo entrou em funções descobriu que existia uma lista de cerca de 150 pessoas que há vários anos espera por uma habitação social. São pessoas que têm carências nesta área e não há um programa amplo para responder a essas necessidades. Avançámos então com este programa de arrendamento, um mecanismo de apoio que permite melhorar as condições de habitabilidade destes agregados familiares”, explicou a vereadora de Ação Social.