Câmara de Águeda espera propostas para parque urbano.

2015-12-12 14:41

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Águeda apresentou o processo de participação pública, com a duração de três meses, para recolha de propostas dos cidadãos e especialistas para o Parque do Alta Vila na sua interligação com o Rio Águeda e o futuro Parque Urbano. Se o Alta Vila tem a dimensão de uma quinta, o Parque Urbano tem a dimensão de 40 campos de futebol, pelo que se pretende criar um espaço verde com uma área superior a 400.000,00 m2 e que será um cartão-de-visita para quem vive, trabalha ou visita o concelho de Águeda.

Já em 2013, a autarquia implementou o projeto “O Parque e a Cidade” no âmbito das ações de Regeneração Urbana e promoveu um conjunto de conferências e workshops multidisciplinares, no sentido de aproximar a cidade e as pessoas do Parque.

Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, referiu que “na sequência da intempérie que assolou o Parque do Alta Vila em 2013, este ficou danificado, exigindo uma intervenção de fundo. Neste sentido, queremos que os potenciais utilizadores apresentem as suas propostas, para que em conjunto possamos construir um Parque Urbano, com e para as pessoas.”

Simultaneamente, vai ser apresentado um Concurso de Ideias em colaboração com a Escola Superior Artística do Porto para que Gabinetes de Arquitetura apresentem propostas para o futuro Parque Urbano da Cidade, cujo processo de votação está previsto para o mês de março de 2016.

As propostas vencedoras serão reformuladas com base nas sugestões que vierem a ser recebidas pelos cidadãos durante a fase de participação pública.

Gil Nadais, na conferência de imprensa para apresentação do período de participação pública, deixou o repto ” à participação dos munícipes, arquitetos e especialistas para fazerem do Parque Urbano de Águeda uma referência, pela qualidade dos espaços para usufruto das pessoas de todas as idades, quer pelas soluções de arquitetura que apresentam”.