Câmara de Águeda e albergue assinam acordo para fomentar turismo religioso.

2015-01-20 15:10

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Águeda e o Albergue de Santo António, localizado em Águeda, assinaram um acordo que possibilita a criação de acolhimento aos peregrinos.

No âmbito da parceria, o Município de Águeda compromete-se a apoiar o albergue com material promocional e informativo para colocação no espaço de convívio do albergue, no sentido de promoção do concelho, bem como livros de autores aguedenses para colocar no espaço de convívio e onde os peregrinos possam conhecer a cultura e tradições do concelho; dotar o albergue de alguns equipamentos que se mostrem necessários para apoiar a estada do peregrino nomeadamente ecopontos, material de primeiros socorros; isentar o Albergue de St. António do pagamento de taxas municipais, referentes à sinalização do mesmo no espaço público, carecendo sempre de parecer prévio por parte da Câmara Municipal de Águeda; sinalizar no mapa os apoios existentes nos caminhos, farmácias, hospital, albergue e outros que tenham relevância para o turismo religioso.

Com este protocolo o Albergue de St. António fica obrigado a promover a divulgação do concelho de Águeda (gastronomia, património histórico e cultural paisagem e valores naturais, entre outros) do Caminho Central de Santiago e Caminho de Fátima, junto de fóruns da especialidade aliando sempre a promoção do concelho de Águeda.

O Vereador do Turismo, Edson Santos, refere que com mais esta ação é evidente "a intenção do município de apoiar esta iniciativa, no sentido de poder melhorar as condições de peregrinação, receção, bem como a valorização e promoção das rotas religiosas, em particular procurando divulgar o concelho, as suas gentes e tradições. Pretende-se que o peregrino se sinta acolhido, mas também que queira regressar para conhecer tudo o que Águeda tem para oferecer”.