Câmara de Abergaria garante cedência de antiga estação de caminho de ferro.

2015-09-23 14:26

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha chegou a acordo com a Infraestruturas de Portugal, antiga Refer, e vai ficar com a concessão da antiga estação de caminho de ferro da linha do Vouga e uma área de cerca de 3 mil metros quadrados. O Presidente da Câmara de Albergaria recorda que a posse da estação de caminho de ferro, um edifício emblemático no desenvolvimento de Albergaria, que se encontra devoluto há mais de uma década, vai possibilitar a sua utilização pelos serviços da Autarquia e a subconcessão de uma parte a privados.

António Loureiro adianta que está a ser estudada a possibilidade de instalar no edifício um posto de turismo e um estabelecimento de restauração, com esplanada. O autarca adianta que o centro “vai ganhar uma área ligeiramente superior a 3 mil metros quadrados, que vai permitir a requalificação desta zona e ligar duas áreas que estão separadas pela linha de caminho de ferro”.

Após um período de conversações, a Câmara de Albergaria chegou a acordo com a IP Património no início do mês para a subconcessão da estação da Linha do Vouga, que atravessa a cidade no sentido norte-sul, e mais três edifícios contíguos, pelo período de vinte anos. O protocolo foi aprovado em reunião de Câmara, no dia 16.

O acordo inclui uma área de 3054 metros quadrados, que compreende uma faixa de terreno junto à Rua 5 de Outubro, que dá acesso ao Cineteatro Alba e está a servir de estaleiro à antiga Refer, e outra junto à Rua 1.º de Maio. A Linha do Vouga, que pertence ao domínio público ferroviário, não está incluída no acordo. O contrato entre a Câmara e a IP Património terá ainda que ser aprovado em Assembleia Municipal.

FOTO: CMAV