Câmara da Murtosa avança com obras na Torreira.

2017-08-18 16:04

Categoria: 

Concelho: 

Teve lugar nos Paços do Município da Murtosa a assinatura do contrato da empreitada de implementação do 'remate sul do aglomerado urbano da Torreira', entre o Município da Murtosa, representado pelo Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Baptista e a empresa 'Manuel Francisco de Almeida, S.A.', de Oliveira de Azeméis, representada pelo Administrador Armando da Costa Almeida, adjudicada pelo valor de 984.987,62 euros.

A intervenção, com um prazo de execução de 365 dias, prevê uma requalificação urbana na zona sudoeste da Torreira, numa área de mais de 20.000 metros quadrados, através do fecho da malha urbana a partir da chamada 'Rotunda do Sardina', até à urbanização da Torreirinha e ao 'Bairro dos Pescadores', "reabilitando os arruamentos existentes e criando um grande pólo de estacionamento a sul da Rua dos Navegantes, nas imediações do 'João da Calada'".

O 'remate sul' "permitirá uma distribuição mais homogénea dos veraneantes da Praia da Torreira, que se concentram, atualmente, na sua maioria, na área norte, estendendo a praia urbana, em cerca de 400 metros, até ao esporão, conhecido popularmente, por paredão”. A partir do novo pólo de estacionamento, "desenvolver-se-á uma estrutura em passadiço de madeira, que servirá de acesso à zona balnear, possibilitando a preservação da área dunar adjacente". A obra prevê a construção de passeios, ciclovia, redes de abastecimento de água, saneamento, eletricidade, telecomunicações, gás e águas pluviais. Será ainda construídas novas instalações sanitárias de apoio à praia.