Buno Coimbra diz que é "surreal" ouvir Governo falar de combate às assimetrias regionais.

2016-05-12 13:58

Categoria: 

Concelho: 

Bruno Coimbra considera “surreal” ouvir o Governo falar de combate às assimetrias. Falando no plenário da Assembleia da República, o parlamentar aveirense, eleito pelo PSD, sublinhou haver “uma grande diferença entre dizer e fazer”.

“O anterior governo, liderado pelo PSD, apesar de enfrentar uma situação de emergência financeira, originada, aliás, por políticas socialistas, pôs na agenda a coesão territorial e os territórios de baixa densidade. Já a ação do atual governo, apoiado pelos deputados do PCP e do BE, é centralista e aumenta as desigualdades”, acusa Bruno Coimbra, num discurso dirigido ao ministro adjunto, Eduardo Cabrita, no debate sobre os problemas das assimetrias regionais e as políticas necessárias para assegurar o desenvolvimento equilibrado do país.

Acusando o ministro de ter “falado muito do interior”, sem dizer “nada”, Bruno Coimbra questionou o ministro sobre os impactos que terão “a reversão dos investimentos previstos com barragens no interior do país” e “a reversão da reestruturação do setor das águas".

Sem esquecer o “aumento brutal dos combustíveis, penalizando mais quem não tem ao dispor uma rede de transportes públicos capaz”, Bruno Coimbra acusou o atual governo de acentuar as assimetrias ao recuar na descida do IRC, “desencorajando o investimento privado”.

Por último, o deputado do PSD abordou aquilo a que apelidou de “asfixia” às escolas com contrato de associação, “atirando para o desemprego milhares de professores e funcionários”, interrogando o ministro sobre se achava mesmo “que nos territórios do interior esse problema não se vai sentir de forma ainda mais dramática”.