Bombeiros em protesto recusam estruturas de comando da Protecção Civil.

2018-12-09 17:46

Categoria: 

Concelho: 

Os Bombeiros de Ílhavo asseguram que vão garantir resposta em caso de emergências e alertam a população para a utilização do número direto da corporação agora que há um quadro de rotura com o sistrema de proteção civil a nível nacional.

Posição solidária com a Liga dos Bombeiros Portugueses que decidiu, este sábado, abandonar a estrutura da Autoridade Nacional de Protecção Civil em protesto contra os diplomas sobre as estruturas de comando aprovados pelo Governo.

Com esta medida, os bombeiros deixam de participar na estrutura da ANPC, deixam de reconhecer a autoridade dos comandantes distritais operacionais e deixam de participar no dispositivo dos incêndios florestais.

A ameaça vinha desde o Verão e agora assume contornos de medida para vigorar a partir desta segunda.

O Governo admite responsabilizar criminalmente os responsáveis pelas corporações e o Presidente da República apela à calma para resolver as divergências.

O conselho nacional da LBP adiantou que está suspensa a informação operacional aos respectivos CDOS e, no caso de Ílhavo, a corporação alerta para a necessidade de usar o contacto direto do quartel (234330000).

“Garantimos que o corpo de bombeiros assegurará, como sempre tem feito, o socorro à população”, refere nota dos Bombeiros de Ílhavo.