Bloco de Esquerda quer “salvar o Rossio das mãos de Ribau Esteves".

2017-09-19 14:59

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda quer “salvar o Rossio das mãos de Ribau Esteves” e diz que falta “transparência e participação democrática em relação ao projeto pelo desconhecimento existente.

No primeiro dia oficial de campanha, a candidatura de Nelson Peralta afixou uma faixa no Rossio contra a construção de um parque de estacionamento naquela zona. A autarquia já anunciou que há cinco ideias a concurso mas que será a próxima câmara a decidir o futuro.

Em conferência de imprensa, o candidato à Câmara considerou que esse estacionamento “é um símbolo das políticas erradas do PSD/CDS a nível de urbanismo, mobilidade, turismo e participação”

Nelson Peralta defende que "é essencial derrotar o estacionamento subterrâneo para o Rossio. É preciso salvar o Rossio das mãos de Ribau Esteves. Para isso é necessário derrotar a coligação de direita. O voto no Bloco é o mais útil para esse caminho por ser o que mais facilmente retira qualquer maioria absoluta".

"Os argumentos apresentados para a construção do estacionamento subterrâneo são ridículos. Diz Ribau Esteves que é porque há trânsito a mais. Ora se é esse o problema, construir essa infraestrutura só trará mais carros e agravará o problema. É piorar as condições de mobilidade pedestre e suave apenas em nome de uma política de prioridade ao automóvel", considerou o candidato do Bloco de Esquerda.

"Diz ainda o candidato do PSD/CDS que é para servir o alojamento local. Esta frase diz muito sobre a política da direita para Aveiro: prevê para o Rossio e para a Beira-Mar o crescimento exponencial de alojamento local e portanto a consequente expulsão dos moradores, em particular dos que têm menos recursos financeiros. A construção de um parque subterrâneo não é assim uma solução, é um problema em cima de outro problema", afirmou Nelson Peralta.

O candidato bloquista criticou ainda o gasto de dinheiro público neste estacionamento e a possibilidade da constituição de uma parceria público-privada que seja mais um “sorvedouro” de dinheiros públicos.

"É um contra-senso privatizar e diminuir os transportes públicos ao mesmo tempo que se quer gastar dinheiro num estacionamento subterrâneo inútil". A candidatura propõe como alternativa não construir este estacionamento e devolver à população de Aveiro umas piscinas.