Bloco de Esquerda defende criação de gabinetes de apoio a seniores nas Juntas de Freguesia.

2018-12-18 09:27

Categoria: 

Concelho: 

Bloco de Esquerda propõe gabinetes de apoio a seniores nas Juntas de Freguesia. O partido quer ver reforçados os serviços públicos disponibilizados pela Juntas de Freguesia relativos ao apoio à população sénior.

Prepara-se para apresentar nas diversas Assembleias de Freguesia onde tem representação uma proposta para a criação de gabinetes de apoio aos seniores.

Estes gabinetes pretendem prestar esclarecimentos e encaminhar os seniores para o usufruto das medidas e políticas que vão sendo criadas em seu favor.

Por exemplo, a questão dos transportes (preços e redes disponíveis) e mobilidade (transportes por razões de saúde); a oferta em termos recreativos e culturais.

O gabinete também deve recolher sugestões ao nível de transportes, adaptação das ruas, jardins e espaços públicos às necessidades específicas dos seniores.

Na lista de tarefas inclui-se a opção por reclamações em situações que podem estar a escapar à vigilância e intervenção da autarquia: os casos de isolamento extremo, os cuidados (ou a falta deles) nos lares, as carências nas suas próprias habitações ou a denúncia para casos de violência doméstica.

“O Bloco de Esquerda considera que não basta afirmar que os seniores têm direitos. É preciso veicular essa informação até à população mais carenciada e desprotegida e tomar providências para que as palavras se transformem de ideais em coisas palpáveis”.