BE teme que Aveiro seja “cobaia para horários prolongados” nos transportes.

2017-12-12 11:02

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda teme que o sistema de prevenção de sono da Transdev, anunciado há poucos dias, transforme Aveiro em “cobaia para horários prolongados”.A concessionária dos transportes públicos em Aveiro anunciou que está a testar no concelho um sistema de prevenção de sono e fadiga dos condutores.

Para o BE, este teste decorre em Aveiro porque “é aqui que os trabalhadores daquela empresa mais horas fazem, tendo por vezes jornadas laborais de 14 horas”. O BE faz a ligação à concessão dos transportes e à polémica dos horários descontinuados que gerou debate político e queixas dos sindicatos.

O Bloco de Esquerda considera ainda “preocupante” o modelo do sistema em teste, que “pode violar a legislação laboral nomeadamente no que respeita à privacidade e segurança dos condutores" pelo que os representantes do Partido na AR irão apresentar uma pergunta escrita ao Governo.

“A política da Transdev, com o apoio da Câmara Municipal, coloca em risco os passageiros e condutores dos transportes públicos. A empresa a quem foi atribuído o jackpot da privatização em Aveiro reduziu os custos, aumentando o horário dos condutores. O Bloco de Esquerda defende que os passageiros aveirenses não devem ser cobaias desta experiência e que os horários laborais dos condutores devem ser reduzidos de forma a garantir um serviço com baixo risco de acidentes”.