BE quer relançar debate sobre proibição de abate de animais em canis.

2015-09-25 13:57

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda quer discutir um projeto de lei para a proibição do abate de animais em canis, substituindo essa prática por práticas de promoção da esterilização e adoção. Com este projeto, o Bloco quer que as Câmaras Municipais tenham as competências de “recolha, esterilização e devolução dos animais”. Como explica Moisés Ferreira, cabeça de lista do BE às eleições legislativas, aquilo que o Bloco pretende é “acabar com os canis de morte e com o abate de milhares de animais que acontece hoje nos nossos municípios”.

“Aquilo que propomos é que o município pode e deve recolher animais errantes ou maltratados, depois de os acolher deve proceder à sua esterilização e, por último, deve concentrar esforços na devolução desses animais”.

Ainda na opinião de Moisés Ferreira, “uma sociedade não pode considerar-se desenvolvida se continuar a enviar para morte milhares de animais inocentes. O que uma sociedade desenvolvida deve fazer é acolher esses animais, tratar deles e proporcionar-lhes qualidade de vida. É isso que queremos fazer com o nosso projeto de lei”.

Dados revelados num encontro com membros de uma associação que cuida de animais em S. João da Madeira. Para o Bloco de Esquerda esta situação é preocupante.

“Primeiro porque sabemos que o canil intermunicipal é um canil de abate. Isto é, os animais recolhidos que são encaminhados para aquele sítio têm pouco tempo de vida. O canil está sempre lotado e passados poucos dias os animais são abatidos. Por isso é urgente que S. João da Madeira construa o abrigo de animais que tanto necessita. Este foi, aliás, o projeto vencedor do Orçamento Participativo de 2014. A Câmara Municipal não tem nenhuma justificação para estar a empatar as obras e o arranque deste projeto tão necessário”, referiu ainda Moisés Ferreira.