BE quer plano de contolo para os jacintos de água.

2019-11-11 15:22

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda entregou hoje, segunda feira, 11 de novembro, um projeto de resolução na Assembleia da República que recomenda "a criação de um plano nacional de controlo da espécie invasora Jacinto-de-água".

Para além do plano, a proposta recomenda ao governo "a definição de áreas de intervenção prioritária, nomeadamente por motivos de conservação da natureza e por áreas onde a espécie coloca em risco a integridade do ecossistema".

O Bloco defende, ainda, a realização de "uma campanha de sensibilização para difundir o carácter invasor da espécie, os riscos que apresenta para os ecossistemas e para a necessidade de não a reproduzir ou utilizar como planta ornamental".

Na proposta pode também ler-se a recomendação bloquista para que o governo proceda à "aquisição de maquinaria adaptada para o controlo e remoção da espécie de massas de água".

A proposta surgiu depois de os dois deputados do BE, eleitos pelo distrito aveirense, Moisés Ferreira e Nelson Peralta, terem visitado e verificado o estado da Pateira, no passado sábado de manhã, juntamente com ativistas aguedenses do BE.