BE quer explicações do Governo sobre "caça à multa" no distrito de Aveiro.

2016-12-26 16:21

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda faz chegar ao Ministério da Administração Interna um pedido de esclarecimento, que entregou no Parlamento, sobre a atuação da GNR no distrito de Aveiro e associa a falta de meios nalguns postos à concentração em operações STOP que apelida de “caça à multa”.

Moisés Ferreira assina o requerimento e enquadra as questões com uma informação que diz ter recebido sobre a ação dos militares do comando.

“Chegou ao conhecimento do Bloco de Esquerda que o comando distrital da GNR de Aveiro faz das operações STOP o centro da sua ação, com o objetivo de ser o distrito do país com mais multas passadas aos cidadãos”. Admite que essa política possa desguarnecer os postos.

E cita o exemplo de recentes casos, por exemplo em Ílhavo, em que foram chamados militares de Albergaria a uma ocorrência uma vez que não havia meios disponíveis.

“O papel da GNR enquanto força de proximidade foi definitivamente abandonado, para concentrar todos os recursos na caça à multa. Esta inversão de prioridades causa enorme mal-estar entre os militares pela pressão que é exercida para a multa e porque contraria aquilo que devem ser os seus deveres. Causa também enorme mal-estar na população, provocando perturbação social e desprotegendo bens e pessoas”.

O BE defende que na estrada deve ser reforçada a aposta na “postura educativa e pedagógica” e não uma postura que tem por objetivo “arrecadar cada vez mais multas aos cidadãos”.

Moisés Ferreira e Sandra Cunha questionam o Governo para saber se tem conhecimento da situação e se há orientações da tutela nesse sentido. 

"Se tem conhecimento da deslocação da patrulha de Albergaria a Ílhavo, se tem conhecimento de situações em que postos da GNR no distrito de Aveiro ficam sem militares por estes estarem destacados em operações de trânsito e que medidas pretende adotar para reorientar as operações da GNR no distrito de Aveiro".