BE quer cidadãos comprometidos com programa das autárquicas.

2017-02-23 11:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda lançou o manifesto da candidatura autárquica Aveiro 2017 nas redes sociais. Sob o mote “Faz a diferença”, o manifesto apela à participação dos cidadãos para construir a alternativa aos 12 anos de governação da maioria PSD/PP.

Quer cumprir o direito a um município inclusivo; direito à habitação, água, saneamento, energia e recolha de resíduos; acessível a todos e todas independentemente da freguesia onde vivem; pleno emprego; espaços públicos inclusivos, acessíveis, ecológicos e de qualidade; políticas públicas de reabilitação urbana; bem-estar animal; de Liberdade plena e participativo e participado.

“Aveiro viveu os últimos anos em retrocesso: aprofundaram-se as desigualdades sociais e territoriais e degradaram-se as condições ecológicas. Ao longo destes 12 anos fomos perdendo qualidade de vida, o direito à habitação, os serviços públicos e transportes coletivos, o usufruto dos espaços públicos com qualidade e a política cultural definhou”, resume o BE que coloca o Programa de Ajustamento Municipal como “garrote”.

“Recentemente, a direita – ora com o voto favorável, ora com a abstenção do PS – aprovou um Plano de Ajustamento Municipal que obriga à fixação da taxa máxima em todos os impostos, taxas e tarifas municipais durante os próximos 20 anos e várias outras medidas lesivas para a população. É necessária uma alternativa social para vencer este programa de austeridade para Aveiro”.

O BE assume que pretende criar alternativa a "políticas austeritárias" à semelhança do que acontece no país. “Só com todos e todas é possível criar alternativas concretas, justas e credíveis que respondam às verdadeiras necessidades da população. É chegada a altura de nos mobilizarmos para fazer a diferença”.