BE preocupado com o funcionamento do Laboratório de Saúde Pública de Aveiro.

2019-11-14 21:52

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O BE está preocupado com o funcionamento do Laboratório de Saúde Pública de Aveiro.

Os deputados eleitos por Aveiro visitaram a estrutura que tem competências na promoção da saúde, na prevenção da doença, na vigilância epidemiológica e no controlo de doenças contagiosas.

Cuida das análises a amostras de água para consumo humano e é onde são testadas as águas balneares.

Ali fazem-se, segundo o BE, milhares de análises anualmente para garantir a qualidade da água que abastece as casas, a qualidade das águas balneares, a qualidade da alimentação, a ausência de legionella em espaços públicos ou o controlo de doenças como a tuberculose.

Acresce a isto que o Laboratório em causa serve toda a zona do distrito de Aveiro pertencente ao ACES Baixo Vouga e ainda os distritos de Viseu, Coimbra e parte do distrito de Leiria.

Segundo adianta o BE o trabalho é executado por 5 profissionais.

“Há cerca de 15 anos eram 12 os profissionais, principalmente técnicos de análises clínicas. Com o passar do tempo e com o encerramento de outros laboratórios distritais, a área de influência cresceu, o trabalho aumentou e o número de profissionais diminuiu para menos de metade. Os profissionais estão assoberbados e dizem que poderiam desenvolver mais ações ou dar mais respostas do ponto de vista da saúde pública se tivessem mais recursos.

O BE quer informação do Govermo sobre recursos humanos e renovação de equipamentos.

“Esta é uma área com muita incorporação tecnológica e em que a inovação é muito rápida, pelo que é evidente que o investimento em equipamento é uma exigência e uma necessidade constante. Esse investimento não acontece há vários anos”.

A semana fica ainda marcada pela visita ao centro de saúde de Albergaria, em estado de degradação (na foto). O BE diz que o SNS não pode funcionar nestas condições.