BE e PS acusam Ribau Esteves de fazer discurso próprio de uma "cultura machista, misógina e atávica". Autarca reage e fala em "trocadilho divertido". (notícia actualizada às 17:47)

2018-10-08 12:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Bloco de Esquerda exige um pedido de desculpas ao Presidente da Câmara Municipal de Aveiro por um vídeo na festa de receção aos caloiros.

O autarca apelou à participação nas festas académicas e utilizou uma expressão que está a provocar indignação.

Ribau Esteves lançava o convite para a participação nas festas com convite para uma “esfrega na academia” e uma “esfrega nas caloiras”.

As declarações foram publicadas há dias em vídeo pela Associação Académica da Universidade de Aveiro (com áudio).

O BE lembra que há poucas semanas, Ribau Esteves já tinha afirmado na receção aos novos alunos que “o encanto primeiro da academia são as nossas caloiras”.

Condena as declarações do autarca e entende que é necessário um pedido público de desculpas por esse tipo de abordagem.

“O Presidente da Câmara assumiu-se como porta-estandarte de uma cultura machista, misógina e atávica”, acusa o BE.

O autarca reagiu ao início da tarde lamentando as proporções do caso e com o esclarecimento de que a declaração não quis assumir teor sexista.

Ribau Esteves diz ter sido informado pela Associação Académica da presença de um dj, na noite da passada quinta, na semana de integração de alunos, e cujo hit musical utiliza a expressão "esfrega".

O "trocadilho" que Ribau Esteves vê como forma divertida de convidar alunos de todos os sexos para a vivência das noites académicas não foi mais, segundo o autarca, que o desafio à integração na academia e na cidade.

Quanto a quem vê sentido prejorativo no convite lamenta o uso das redes sociais com tom negativo e o "aproveitamento político" do caso (com áudio)

A expressão utilizada de “dar uma esfrega nas caloiras” é, ainda para o PS local "totalmente inadmissível como tratamento das estudantes da Universidade de Aveiro; sendo ainda mais grave quando o país toma consciência dos abusos praticados sobre os caloiros no contexto das chamadas 'praxes académicas', bem como das situações de sexismo que se verificam sobre as mulheres no meio académico".