BE dá nota negativa a serviço concessionado de transporte.

2017-01-04 10:51

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda faz a primeira avaliação à operação de transportes concessionada ao grupo Transdev. Diz que há “menos oferta, pior qualidade e preços mais elevados”.

A análise do BE alega que há “menos carreiras disponíveis”, redução do número de paragens, nomeadamente na zona das escolas em Aveiro, aumento de preços na linha de Cacia e troca de bilhetes da Move Aveiro com poucos locais para o fazer.

Ainda segundo o BE, os direitos laborais dos trabalhadores da MoveAveiro e da MoveRia “foram desprotegidos” com “enormes cortes salariais” para quem continuou a desempenhar as mesmas funções mas noutra empresa.

“A oferta da nova empresa concessionada foi feita não a pensar nas necessidades da população, mas sim nas oportunidades de lucro da empresa privada. Por exemplo, algumas das antigas linhas da MoveAveiro limitam-se agora ao término de linhas existentes da empresa privada, daí a redução de paragens e horários. A empresa privada recebe dinheiro público não para acrescentar serviço, mas sim para reduzir a oferta e a qualidade do serviço existente”.