BE candidata Guilherme Amaro em São Bernardo.

2017-07-07 10:49

Categoria: 

Concelho: 

Guilherme Amaro, 22 anos, estudante de Criminologia, é o primeiro candidato do Bloco de Esquerda à Assembleia de Junta de Freguesia de São Bernardo.Licenciado em Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Guilherme Amaro é membro fundador da Associação Tertúlia Aveirense, associação cultural que atua no concelho de Aveiro desde 2015, exercendo funções nos órgãos sociais, como vice-presidente da Assembleia Geral.

Aderente do Bloco de Esquerda desde 2016, o candidato assume que pretende fomentar os processos de participação pública. “Pretende-se combater assim uma tradição de poderes instalados, que constitui um obstáculo ao desenvolvimento integral e sistémico da freguesia”.

A candidatura critica o candidato do PSD, eleito há quatro anos pelo movimento independente, por considerar que Henrique Vieira não cumpriu os objetivos. “Neste último mandato, o executivo da Junta de Freguesia de São Bernardo, demonstrou-se inapto a responder às necessidades da população residente, em áreas sociais, económicas e culturais. Demonstração disto é o facto da atual composição se manter ao lado de medidas do executivo camarário, com consequências nefastas na vida quotidiana da população, sendo inclusive, no atual momento, apoiada pela coligação de Ribau Esteves. O exemplo acabado é a transferência da concessão dos transportes públicos para uma empresa privada, havendo menos oferta, pior qualidade e preços mais elevados”.

A candidatura defende o direito a “serviços públicos de qualidade e uma política de mobilidade”, opondo-se à concessão de transportes. “Os transportes públicos são um serviço essencial na mobilidade e qualidade de vida da população residente na freguesia, não isolando os cidadãos do resto da cidade”.

Defende ainda uma política educativa e cultural, “em que os cidadãos participem ativamente, havendo espaço para uma reflexão sobre as necessidades alvo, através de um debate público democrático e plural”.