BE: Aprovada taxa sobre as celuloses e a indústria da floresta intensiva. Bloco consegue compromisso do Governo para taxa sobre as celuloses e indústria da floresta.

2020-01-15 15:06

Categoria: 

Concelho: 

Em resposta ao deputado eleito por Aveiro, Nelson Peralta, o Ministro do Ambiente garantiu apoiar a inclusão no Orçamento de Estado de 2020 de uma taxa às celuloses e à indústria da floresta intensiva.

A aceitação surgiu na sequência da pergunta do deputado Nelson Peralta que lembrou que a proposta “constava do Orçamento do ano passado, não foi aplicada e desapareceu agora do orçamento para 2020”. Considerou que se aplica a “uma indústria que moldou o território do país aos seus interesses” e “que desprotegeu o território e as populações perante os riscos da crise climática”, por isso era “absolutamente inadmissível que esta taxa fique na gaveta”.

A questão teve resultados práticos.

Na resposta, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, acabou por se comprometer a aprovar a proposta caso fosse apresentada.

O Bloco de Esquerda deu de imediato entrada da proposta para a criação da taxa, uma contribuição especial para a conservação dos recursos florestais. As suas receitas destinam-se a apoiar o desenvolvimento de espécies florestais de crescimento lento.

O debate decorreu na audição relativa ao Orçamento do Estado para 2020 ao Ministro do Ambiente e da Ação Climática.