BE apresenta propostas para despoluir Pateira.

2018-10-23 10:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O BE apresenta propostas para a despoluição, proteção e valorização ambiental da pateira de Fermentelos, Requeixo e Carregal e do rio Cértima.

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda apresentou um projeto de resolução com medidas considerando que é essencial avançar com um plano para impedir novos focos de poluição e eliminar os focos presentes.

É ainda necessário proceder à despoluição e valorização ambiental deste ecossistema e à realização de dragagens que sejam avaliadas como necessárias.

“Consideramos que é essencial impedir a descarga de efluentes não tratados nestes cursos de água. Não pode ser admissível que equipamentos de tratamento de águas residuais, de responsabilidade de entidades públicas, sejam um dos focos de poluição deste ecossistema. São urgentes medidas que adaptem as ETARs da região às necessidades de tratamento de água”.

Na lista de propostas estão a criação de um plano de despoluição e proteção do ecossistema da Pateira de Fermentelos, Requeixo e Carregal e do rio Cértima; a eliminação de focos de poluição do rio Cértima e da Pateira; garantir as condições de funcionamento necessárias às ETARs e proceder às dragagens necessárias à preservação da Pateira, garantindo ainda o necessário destino dos dragados.