Aveiro volta a defender ligação ferroviária dedicada entre Aveiro e Salamanca.

2016-04-06 20:44

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal de Aveiro subscreve a posição pública formal assumida pelo Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro sobre a ligação ferroviária Aveiro – Salamanca. Os municípios realçam a importância de uma via dedicada no que toca às exportações nacionais em que 75% dessas exportações estão sedeadas nas Regiões Centro e Norte de Portugal.

O Conselho Intermunicipal defende que a opção da União Europeia e de Portugal de assentar esse desenvolvimento nas redes transeuropeias de transportes e na utilização dos Fundos Comunitários e do Plano Juncker, “tem o sentido objetivo da utilidade e do pragmatismo que a situação exige” considerando que as opções a tomar só podem ter como consequência a disponibilização às empresas portuguesas, em especial às exportadoras, de “uma ligação ferroviária tecnicamente capaz e eficiente, devidamente ligada em Espanha e em França, ao centro da Europa, vencendo algumas das desvantagens competitivas da localização periférica de Portugal face à Europa”.

Os Municípios recusam que a aposta seja feita tendo por critério o projeto “mais barato” e pedem “uma visão de futuro”. Admitem que a qualificação da Linha da Beira Alta deve ter interesse para as populações mas defendem um traçado novo de Aveiro a Salamanca “com a garantia de continuidade do corredor ferroviário em Espanha”.

Há cerca de dois meses surgiu esta tomada de posição que já na altura mereceu apelo à luta por financiamento que garanta o projeto. Esta análise sustenta-se também na tomada de posição da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transporte​ que tem alertado para os efeitos negativos de uma opção pela linha da Beira Alta.