Aveiro: "Viva a Cidade" recebe 17 candidaturas e escolheu 7 propostas para aplicação no espaço público.

2018-01-06 08:32

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro anuncia que estão escolhidos os vencedores do programa “Viva a Cidade” que pretende promover uma cultura de participação e cidadania ativa e que recebeu na sua primeira edição 17 candidaturas representativas de diferentes temáticas, grupos etários e sociais.

Terminou o período de seleção das propostas para o programa “Viva a Cidade”, tendo sido escolhidas 7 propostas, a serem desenvolvidas nos próximos meses. Para a autarquia está confirmada “a relevância da iniciativa e a importância de envolvimento da comunidade no desenvolvimento e implementação das intervenções”.

Com o Programa a obrigar a apresentação de propostas circunscritas à Área de Reabilitação Urbana (ARU) definida pelo Município, de realçar que as candidaturas selecionadas se encontram distribuídas por diversas zonas desta área, desde o Canal de São Roque ao Bairro de Santiago, Bairro do Liceu e Rua Almirante Cândido dos Reis.

O júri foi composto por membros representantes da Câmara Municipal de Aveiro, da Universidade de Aveiro, da população eleitora e da população Jovem.

O programa Viva a Cidade apoia intervenções de pequena escala para a qualificação dos espaços, através do envolvimento da comunidade na revitalização e dinamização das áreas de intervenção, promovendo a sua apropriação.

É uma iniciativa que está integrada na Tipologia de Intervenção “Qualificação do Espaço Urbano no Centro Histórico de Aveiro – Reforço das Vivências Urbanas” do Plano de Ação Integrado de Regeneração Urbana (PARU) que é parte integrante do PEDUCA - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro.

Este programa é, assim, apoiado por fundos da União Europeia, através do Programa C2020, sendo cofinanciado em 172.815€ pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).