Aveiro: Vias estruturantes usadas na melhoria da circulação urbana.

2019-02-22 09:50

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Plano Diretor Municipal de Aveiro passa a assumir eixos estruturantes na vida da cidade e ajusta alguns que já faziam parte dos planos.

A Via de cintura urbana externa, com ligação entre o nó do estádio e Angeja, prevê o reforço da ligação pela rua dos Ervideiros, em zona industrial, para evitar a sobrecarga da antiga EN109 na zona de Cacia.

Quanto à Via de cintura interna de Aveiro que, no fundo, já tem as vias definidas, aposta no eixo entre a futura rotunda do Solar das Estátuas, a zona da futura rotunda de Esgueira, a nascente do túnel por debaixo da linha do Norte, e a avenida que cruza a linha do Vouga, entroncando nas avenidas novas a nascente da estação.

Ribau Esteves explica que se trata de pegar no que já existe e definir esse traçado retirando carros da avenida Dr. Lourenço Peixinho (com áudio)

A EN109 continuará como via distribuidora de tráfego e não irá incluir a criação de novas frentes urbanas com acesso direto a áreas de habitação. É possível construir, por exemplo, nos terrenos junto ao pavilhão do clube dos Galitos com frente para a estrada mas sem acesso direto.

A revisão do PDM leva também ao fim da ideia de uma nova avenida em Santa Joana a partir da rotunda do Rato.

A autarquia assume que é impensável fazer essa opção em cima de uma linha de água.

Já a ligação Aveiro – Águeda, a partir da rotunda do Parque de Feiras, terá na sua primeira fase uma ligação à malha viária local e mais à frente aproveita a ligação à A17 e a travessia da auto-estrada na área Eixo-Oliveirinha garantindo acesso à zona industrial de Eixo.