"Aveiro teve um presidente de Assembleia Municipal melhor que o regimento que fez aprovar. Nogueira Leite prestigiou à AM" - Neto Brandão.

2017-09-09 10:18

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Filipe Neto Brandão recomenda mudanças na Assembleia e espera que o próximo mandato promova uma nova distribuição de tempos e a recolocação do público no arranque dos trabalhos.

O porta-voz do PS que pretende compromisso público dos partidos sobre essa alteração elogiou o presidente Nogueira Leite que está a fazer a despedida do órgão. A última sessão da AM do mandato fica marcada pelo balanço. Neto Brandão diz que foi melhor a prestação de Nogueira Leite que o regimento aprovado (com áudio).

Ribau Esteves considera que a questão dos tempos não tem a relevância que foi dada ao longo de quatro anos e afirma que o mandato decorreu de forma positiva com produtividade nos debates mantidos pelo órgão. O autarca defende, ainda, que o regimento não é muito diferente da grande maioria dos regimentos em câmaras de Norte a Sul do país.

“Acho que tivemos exercícios positivos e poucas vezes nos faltou tempo para falar mais. Aconselho aos próximos autarcas quando tivermos que pensar no regimento que façam um trabalho de análise comparada com as outras assembleias do país, com o regimento da Assembleia. Somos iguais ou parecidos com a esmagadora maioria”, disse o autarca de Aveiro deixando como única nota negativa a renúncia ao mandato de três membros do BE no início do mandato.

Na hora da despedida fica também o “adeus” de João Barbosa à Assembleia Municipal de Aveiro. O antigo presidente de Junta da Vera Cruz, atual deputado municipal, quis relevar a importância dos órgãos de proximidade.

“Dentro das suas competências têm que direcionar as suas ação para as questões sociais das comunidades. Têm que ser socialmente solidárias. Um presidente de Junta tem que ser forte e persistente. São homens de valores e afetos. Têm que se preocupar em cuidar das pessoas. É uma gigantesca e nem sempre visível missão mas é a freguesia que se encontra na primeira linha para responder às populações”.