Aveiro: Ribau Esteves diz que 2020 será ano da confirmação do reequilíbrio financeiro.

2020-01-05 14:41

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O presidente da Câmara de Aveiro define 2020 como ano da confirmação do reequilíbrio financeiro da autarquia.

Chegar ao rácio de 1,5 na relação da dívida sobre a receita e a redução da dívida são “metas financeiras” para o novo ano.

“Na Recuperação Financeira da CMA vamos alcançar mais um objetivo importante: o rácio de 1,5 na relação da dívida sobre a receita, prosseguindo a redução da dívida (à Banca e ao FAM). Vamos continuar a resolver problemas difíceis e velhos que ainda temos em mãos, gerindo a CMA com total Rigor e Transparência”,refere Ribau Esteves.

Nas obras públicas em destaques estarão obras de qualificação urbana e viária, a inauguração da nova EB1 de São Bernardo, a qualificação e ampliação do Centro Escolar de Verdemilho, o lançamento dos concursos para as obras e qualificação e ampliação das Escolas e Jardins de Infância da Póvoa do Paço, Quintã do Loureiro, Solposto, Azurva, Barrocas e Esgueira.

A obra dos campos de treino do Estádio Municipal (academia), cuja gestão vai ser entregue ao SC Beira-Mar, e a execução do projeto do novo Pavilhão Desportivo junto ao EMA são algumas das obras na área desportiva com recursos relevantes.

A ampliação e qualificação do Hospital Infante D. Pedro e a descentralização de competências figuram entre as apostas políticas mais relevantes.

E nesse campo, Ribau Esteves realça a gestão descentralizada na área da Educação e a passagem dos terrenos da antiga Lota de Aveiro e da Frente-Ria de São Jacinto para tutela camarária.

O autarca antevê um calendário de eventos “muito intenso”.

Feira de Março, Maratona da Europa Aveiro, Feriado Municipal, Festival dos Canais, Festival Dunas de São Jacinto, Feira Canina e Felina, Semana Aveiro Tech City com TechDays, Criatech e Prisma, Agrovouga e Boas Festas em Aveiro voltam a ser os eventos âncora tendo o Teatro Aveirense como referência.