Aveiro: Revisão do Programa de Ajustamento passa na Assembleia.

2018-12-20 09:22

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Votos a favor das bancadas do PSD e do PP, abstenção do PCP, do PAN e de um autarca de freguesia eleito pelo PS (Eixo-Eirol) e votos contra do BE e da bancada socialista.

Esta a votação da revisão do Programa de Ajustamento Municipal que vai garantir a duplicação do investimento público em Aveiro já no próximo ano.

O PS defendeu uma posição intermédia com maior alívio da carga fiscal, antecipando o fim do programa, e questiona como vai gerir o pacote fiscal quando acabar a obrigação de cobrar receitas a um nível elevado.

Marques Pereira, do PS, diz que o voto contra está justificado na opção por fazer obra sem manter os elevados encargos para os cidadãos (com áudio)

Tal como se previa, Ribau Esteves defendeu a importância do investimento para recuperar de atrasos estruturais.

O autarca revela mesmo que o interesse do Fundo de Apoio Municipal passava pela antecipação da liquidação do empréstimo.

Mas o autarca lembra que até nessa vertente o negócio é positivo para o município uma vez que tem a vantagem de criar condições de investimento a par do saneamento financeiro (com áudio)

Os partidos que suportam a maioria falam em “performance notável” a caminho do reequilíbrio financeiro.

O BE considera que a linha seguida abre caminho a políticas eleitoralistas, o PCP deu o voto de confiança e pediu alívio da carga fiscal no futuro e o Pessoas-Animais-Natureza (PAN) reconhecendo as melhorias diz ter dificuldade em entender a visão da maioria.

Rui Alvarenga desafiou mesmo a maioria a começar a dar atenção a um projeto de metro de superfície como elemento de futuro (com áudio)