Aveiro: Réplica da ponte de São João garante melhoria na acessibilidade entre canais.

2016-12-26 11:19

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O investimento na renovação da ponte de São João, adjudicado à Conduril, será um dos primeiros no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro (PEDUCA) que foi divulgado publicamente pela Câmara aveirense na semana passada.

A travessia do Rossio para a antiga lota exige obras de manutenção mas a autarquia já assumiu que os custos e as garantias de longevidade da intervenção aconselham um investimento numa obra de raiz. A travessia será uma réplica mas com melhoria do canal de navegação na interseção do Canal das Pirâmides com o Canal de São Roque.

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, explica que se trata de um investimento necessário que garante modernização e durabilidade.

“O estado de degradação da ponte chegou ao limite da não possibilidade de recuperação com valores razoáveis e aceitáveis e que nos garantam a vida da ponte por alguns décadas. Terá estrutura idêntica mas resolverá o estrangulamento na ligação entre canais”.

O PEDUCA tem disponíveis para investimento cerca de 25 milhões para os próximos anos ao abrigo de fundos comunitários. Neste momento estão garantidos 10 milhões de euros mas há outras candidaturas em análise, o que poderá fazer subir esses valores financeiros.

É um plano que privilegia a requalificação e reabilitação urbana com destaque para a requalificação do Edifício da Antiga Estação de Comboios da CP, do Edifício Fernando Távora, da Casa da Juventude, Avenida Dr. Lourenço Peixinho e do Rossio.

O autarca de Aveiro afirma interesse particular na reabilitação de bairros sociais. E lamenta que os últimos governos ainda não tenham regulamentado, em Conselho de Ministros, esses investimentos em reabilitação urbana (com áudio).

foto: Juan Carlos Cambronero