Aveiro recebe nova VMER.

2017-11-22 09:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga vai renovar a sua viatura de emergência médica. É um dos beneficiários da entrega, esta quarta, pelo Instituto Nacional de Emergência Médica, de 22 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação a Unidades Hospitalares. A VMER de Santa Maria da Feira também é renovada.

Recorde-se que em novembro de 2016 o INEM procedeu à substituição de 20 VMER em todo o país, comprometendo-se a renovar as restantes 24 viaturas, processo que agora ficará praticamente concluído.

De acordo com o novo modelo, passam a ser as Unidades de Saúde a efetuar diretamente a aquisição das viaturas. Cabe ao INEM subsidiar a compra e coordenar toda a atividade de gestão e operação conjunta da VMER, e aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde assegurar a tramitação dos procedimentos de aquisição, centralizando o processo em nome dos hospitais.

A propriedade das VMER passa a ser dos hospitais, que devem assegurar a sua manutenção, incluindo a contratação de seguros e estado de operacionalidade permanente.

As VMER são veículos de intervenção pré-hospitalar destinados ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente. O seu principal objetivo consiste na estabilização pré-hospitalar e no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência, assumindo um papel preponderante no apoio às populações.

As VMER atuam na dependência direta dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM e têm base hospitalar.

A cerimónia de entrega das viaturas tem lugar no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, às 12 horas. É presidida pelo Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.