Aveiro: PS reclama informação sobre projetos PEDUCA.

2018-12-07 18:15

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os vereadores do Partido Socialista repetem uma crítica já feita sobre o plano de execução das obras “PEDUCA” por considerarem que “continua envolto em nevoeiro, esquecido nos corredores de gabinetes que a opinião pública desconhece e que aveirenses têm direito a saber”.

As requalificações da Avenida Lourenço Peixinho; do Edifício da antiga Estação da CP; da Rua da Pega; as estruturas associadas ao projeto de ampliação do Glicínias são apontados como alguns dos exemplos dessa alegada falta de informação.

Lembrando que foram “apresentados com pompa e circunstância” desapareceram dos radares sem se saber “mais nada da evolução que estão a ter”.

João Sousa pediu esclarecimentos a Ribau Esteves sobre o andamento dos processos (com áudio)

Ribau Esteves responde que ainda não há informação relevante mas que em breve alguns desses processos voltarão a passar pelo crivo do executivo municipal (com áudio)

Os vereadores da oposição aproveitaram o período antes da ordem do dia para pedir ação quanto ao risco de cheias.

Sugerem a definição urgente de um Plano de Adaptação às Alterações Climáticas (ao nível municipal ou intermunicipal) e a integração de opções de adaptação na gestão territorial, acautelando a definição de usos e das edificações permitidas nestas áreas.

A equipa de Manuel Sousa lembra que os estudos (Avaliação Nacional de Risco) demonstram que o risco de cheias e inundação é aquele a zona da Ria de Aveiro está mais vulnerável em particular as áreas limítrofes às margens da ria, do rio Vouga e dos canais urbanos em Cacia, Esgueira, Glória e Vera Cruz e Aradas.