Aveiro: PS questiona Ribau Esteves sobre "Rota Final" e autarca de Aveiro garante "legalidade total" na relação com grupo Transdev.

2019-06-14 11:01

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ribau Esteves garante procedimentos legais na relação com o grupo Transdev na concessão de transportes e nas operações contratadas ao grupo mas não põe as mãos no fogo pela gestão anterior.

O autarca de Aveiro afirma que não tem mais informação do que a que veio a público esta semana sobre as investigações da PJ em 18 câmaras do país.

O PS quis saber se o autarca tinha algo a dizer a propósito deste caso, uma vez que há duas câmaras da região alvo de buscas e Ribau Esteves lidera a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Manuel Sousa recorda que o PS “foi e é contra o modelo de concessão e o serviço prestado no Município de Aveiro” temendo “abalos políticos” pelas notícias vindas a público (com áudio).

E quer saber se “há alguma conexão com os serviços de transportes intermunicipal”.

A recente presença do autarca a convite da Transdev numa conferência em Amesterdão também foi questionada. Manuel Sousa pediu esclarecimento sobre essa deslocação.

Ribau Esteves foi taxativo nas garantidas sobre a legalidade de procedimentos a propósito da concessão mas não garante que no historial da autarquia não tenham ficado erros de “formato legal” no passado.

Referência indireta ao período em que a empresa foi chamada a assumir algumas linhas numa operação em que o executivo de Élio Maia recebeu críticas por não ter submetido essa operação a concurso.

Os anos críticos da Move Aveiro deram origem a esse procedimento mais "urgente" e a oposição teceu críticas à falta de concurso.

O atual autarca pede que não se façam julgamentos apressados sobre a operação “Rota Final” que levou a Judiciária a 18 autarquias do país a propósito da contratação de transportes escolares por ajuste direto.

Águeda e Oliveira do Bairro, duas das que foram alvo de buscas, já assumiram que os inspetores estiveram nas instalações.

Ribau Esteves diz que há um historial de trabalho conjunto que tem sido pautado pelo cumprimento de regras legais e éticas (com áudio)

O autarca de Aveiro aproveitou, ainda, parta esclarecer que a Câmara de Aveiro pagou as viagens à Holanda tendo a Transdev pago o alojamento na deslocação que levou Ribau Esteves a Amesterdão para falar de mobilidade.

Lembra que deu visibilidade pública ao evento pela importância que tem pela presença de Aveiro em fóruns públicos internacionais.