Aveiro: PS acusa maioria de instrumentalizar acampamento de escuteiros. Ribau Esteves afirma-se "chocado".

2018-09-08 09:57

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Um acampamento municipal de escuteiros em São Jacinto esteve na base de uma discussão política entre Ribau Esteves e Manuel Sousa na reunião pública de câmara.

A proposta partiu da autarquia em reunião com representantes de 10 agrupamentos de escuteiros e o Escutama terá primeira edição entre 5 e 7 de outubro no Centro Nacional de Formação Ambiental de São Jacinto.

O ESCUTAMA, sob o lema “Abraço à Ria”, tem como principal finalidade a divulgação da história de Aveiro, reforçando a identidade dos mais Jovens enquanto Aveirenses, assim como a preservação do meio ambiente, visando a mobilização dos Cidadãos utilizando os Escuteiros como um instrumento de intervenção junto da Comunidade Aveirense.

O acampamento vai integrar várias ações no seu programa, das quais se destaca a realização de atividades em parceria com o Regimento de Infantaria n.º10, a exploração da área urbana (Marginal frente-Ria, acesso público ao Molhe Norte da Barra de Aveiro) e da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.

O Executivo Municipal deliberou aprovar um apoio financeiro ao Corpo Nacional de Escutas, através da Junta Regional de Aveiro, de 25€ por participante, para a realização da primeira edição prevendo-se a inscrição de 820 participantes e um investimento máximo de 20.500€.

No Município de Aveiro o movimento escutista envolve cerca de 820 Jovens distribuídos por dez Agrupamentos de Escuteiros.

Manuel Sousa, do PS, não gostou da abordagem da autarquia e falou em discriminação por considerar que a mobilização de jovens não se faz apenas com escuteiros nem de iniciativas autárquicas uma vez que a sociedade civil tem reclamado apoios para outros fóruns.

E deu o exemplo dos Escoteiros, movimento de escutismo não católico, que não terá obtido esse apoio.

O vereador socialista e presidente de concelhia, considera a abordagem municipal uma forma de instrumentalizar o movimento escutista (com áudio)

Ribau Esteves reagiu e manifestou-se indignado com a posição assumida pelos socialistas. Acusa Manuel Sousa de proferir um discurso demagógico (com áudio)