Aveiro: PDM revisto já está em vigor.

2019-12-10 10:22

Categoria: 

Concelho: 

O PDM de Aveiro, em versão revista, já está em vigor.

Conforme publicação no Diário da República de ontem, dia 09 de dezembro, entrou em vigor hoje o novo Plano Diretor Municipal (PDM) de Aveiro.

Aprovado pela Câmara Municipal e pela Assembleia Municipal, a Revisão do PDM obteve ainda a aprovação por unanimidade da Comissão Consultiva, órgão que integra 33 entidades, incluindo a CMA.

Ribau Esteves destaca o trabalho realizado pela equipa técnica da autarquia numa visão centrada na “promoção da qualidade de vida para todos, na valorização e integração dos recursos naturais e dos recursos humanos altamente qualificados, apostando na inovação, na investigação e internacionalização, no estímulo à coesão social, à participação e promoção da cidadania ativa e no trabalho em rede entre entidades parceiras, com lugar de destaque para a Universidade de Aveiro”.

O alargamento de “fronteiras” com a quebra da barreira da EN109 surge como destaque nos mecanismos de planeamento.

A25 e A17 passam a ser as novas referências quanto a divisões na malha urbana e funcionam como vias de cintura.

“Dessa Via de Cintura Urbana, claramente estruturante do território, irradiam as vias que são o garante do sistema urbano conexo do Município, das acessibilidades principais a todas as áreas urbanas que constituem o anel que rodeia o núcleo mais central e integram a cidade nova que formalizamos com este novo PDM, nomeadamente, os aglomerados de Cacia, Esgueira, Azurva, Santa Joana, São Bernardo e Aradas, onde grande parte da população habita e onde as vivências e as dinâmicas socioeconómicas e de mobilidade traduzem o caráter claramente urbano de uma cidade nova”.

Acredita que o documento vai ajudar a reforçar a criação de novos motivos para a atração e fixação de população ao nível de áreas industriais e vias de comunicação.

“Vivemos pois hoje, dia 10 de dezembro de 2019, um dia histórico e da maior importância para o Município de Aveiro, alertando por esta via todos os Cidadãos, Proprietários e Investidores, para as novas regras do PDM que todos podem conhecer pela consulta ao site www.cm-aveiro.pt e nas interações com os Gestores Políticos e Técnicos da CMA”.