Aveiro: PCP reafirma oposição ao estacionamento subterrâneo no Rossio.

2019-01-15 12:29

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão Concelhia de Aveiro do Partido Comunista Português mantém dúvidas sobre a intervenção no Rossio.

Agora que é conhecida a primeira versão do Estudo Prévio do Projecto de Qualificação e os dados dos estudos geotécnicos que confirmam "a possibilidade técnica de construção do estacionamento em cave" na zona do Rossio de Aveiro.

O PCP mantém “todas as dúvidas” e enfatiza as “preocupações e discordâncias de fundo partilhadas quer por técnicos quer pela população aveirense” que têm protestado sobretudo com o estacionamento subterrâneo.

Admitindo “ligeiras melhorias” na ocupação de espaços como os parques infantis ou o aumento da área arbórea, o PCP continua a ver a permanência de “nefastas opções de fundo”.

Além das dúvidas sobre método e qualidade da prospeção arqueológica e de geotecnia, permanecem para o PCP “erros e defeitos” nomeadamente a opção pela construção de um parque de estacionamento subterrâneo.

A Concelhia diz que “não só não estão esgotadas soluções alternativas em áreas centrais da cidade, como por sinal se dá uma inversão total no que são as boas práticas de desenvolvimento urbanístico moderno com a retirada do trânsito e estacionamento do centro das cidades”.

Afirma que a construção não responde aos problemas de fundo da mobilidade no Concelho, “obedece a interesses de investimento privado e de especulação imobiliária” e afirma surpresa por ver Fundos Comunitários do Portugal 2020 envolvidos.

“O PCP considera particularmente gravoso que a actual maioria PSD/CDS, ao invés de aceitar contributos e escutar as opiniões da população que tanto se tem feito exprimir, insista na construção do parque de estacionamento”.