Aveiro: Oposição diz que críticas à concessão de transportes tinham razão de ser.

2018-05-23 08:23

Categoria: 

Concelho: 

A Assembleia Municipal de Aveiro aprovou, por maioria, o suplemento de 160 mil euros no reforço de carreiras no âmbito da concessão rodoviária.

Logo depois do arranque da operação de concessão, em 2017, foi necessário ajustar percursos e garantir reforço do serviço que estava a ser criticado pelos cidadãos.A proposta foi aprovada com os votos contra do PS, do BE e do PCP e votos favoráveis das bancadas do PSD e do PP e de dois presidentes de Junta eleitos pelo PS.

Os partidos da oposição consideraram que as suas críticas faziam sentido e tinham razão de ser e lembram que o pagamento extra confirma essa necessidade de reforço do investimento.

"O modelo estava aquém do necessário mas mantêm-se a insuficiência de horários, o aumento de preços, as queixas dos trabalhadores devido aos tempos de trabalho. Não estranhamos o aumento de quilómetros", disse Filipe Guerra, do PCP.

Virgínia Matos (BE) lembra que os protestos levaram ao reforço de carreiras. "Mesmo assim, continua a ter uma oferta inferior à Moveaveiro”, criticou.

Jorge Greno, do PP, considera os ajustamentos parte do processo. “Os contratos são ajustáveis. Não há soluções perfeitas, porque essa ninguém as pode pagar".Para o PS, relevante neste momento é ter acesso a dados qualitativos sobre o grau de satisfação dos utentes e o presidente da Câmara deu garantia de que esses dados serão apresentados.

A Assembleia Municipal de Aveiro extraordinária ficou marcada pela concentração de ativistas da causa animal em defesa do canil e das campanhas de esterilização.

Cerca de uma centena de pessoas marcaram presença no espaço público, uma hora antes da Assembleia, para pedir mais rapidez na resposta e, dessa forma, evitar os problemas causados pela presença de animais errantes no espaço público.