Aveiro: Ministério da Educação admite passar piscinas do IPDJ para a esfera da autarquia.

2018-11-16 14:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Luz verde do Ministério da Educação à cedência da antiga piscina do IPDJ ao Município de Aveiro.

Os deputados do Partido Socialista, eleitos pelo círculo eleitoral de Aveiro, Fernando Rocha Andrade, Filipe Neto Brandão e Porfírio Silva, haviam questionado o Ministro da Educação para perceber se existiria algum óbice à cedência da antiga piscina da Direção Geral de Desportos à autarquia.

O espaço, utilizado pelo Clube dos Galitos, necessita de obras de requalificação e a resposta da equipa de Tiago Rodrigues aos deputados do PS dá luz verde ao apelo.

O Governo, em resposta datada de 15 de novembro, confirma que “não existe qualquer óbice à cedência das referidas instalações à autarquia aveirense.”

Os deputados do PS esperam que “o Instituto Português do Desporto e Juventude IP, em coordenação com a Direção-Geral do Tesouro e Finanças”, possa acordar “em breve” com o município de Aveiro a cedência das instalações da antiga piscina da DGD em Aveiro, “mantendo as utilizações existentes e salvaguardado o interesse da comunidade escolar que, atualmente, também utiliza as instalações.”

A autarquia tem mantido ao longos dos últimos anos a esperança de receber a estrutura, a título de cedência com direito de uso ou direito de propriedade, mas até ao momento sem que o dossiê ficasse fechado. Foi assim com Élio Maia e já com a atual presidência de Ribau Esteves.

A última palavra estará nas mãos do Ministério das Finanças que tem o poder de autorizar a operação mas da parte da autarquia as últimas experiências de negociação levaram sempre a uma postura de "ver para crer".