Aveiro: Habitação social tem pedidos de 230 famílias.

2018-06-12 07:56

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Aveiro entregou as primeiras 42 habitações sociais no Bairro de Santiago, atribuídas por concurso público, e revela que serviu apenas um sexto do universo de pedidos. Necessitaria de mais 250 habitações para responder aos apelos de quem precisa de habitação.

Foram investidos 350 mil euros nestes 42 fogos e o autarca de Aveiro lembrou que as famílias são responsáveis pelo cumprimento das regras do regulamento de habitação.

Ribau Esteves admitiu mesmo que com um património valioso em mãos as famílias não devem desperdiçar a oportunidade de ter uma vida mais estável (com áudio)

Este grupo de 42 fogos é resultado da primeira empreitada de qualificação de apartamentos, que representa um investimento da Câmara Municipal de Aveiro de cerca de 350 mil euros, com intervenções ao nível dos revestimentos das paredes, tetos e pavimentos, janelas e portas, redes de esgotos e eletricidade e rede de distribuição de água, conferindo condições de habitabilidade a fogos que tinham perdido essas capacidades.

As rendas variam entre os 21 euros para apartamentos mais pequenos e os 150 euros no caso de tipologias maiores.

No total encontram-se já qualificadas 56 habitações sociais, estão em curso obras de qualificação em mais 18 fogos e a curto prazo serão lançados os procedimentos para a requalificação de mais 41 habitações em várias urbanizações do Município (Urbanização de Santiago, Urbanização do Caião, Urbanização de Cacia, Urbanização de Taboeira, Urbanização de Mataduços, Urbanização de Eirol, Urbanização de S. Jacinto e Bairro da Cova do Ouro).

Entre obras adjudicadas e em curso a autarquia fala de um investimento de 4 milhões de euros.

Ainda assim as habitações não são suficientes. Estão cadastradas necessidades de cerca de 230 famílias com pedido de casa para rendas sociais.

O mercado está em retoma mas começa pelas gamas altas que dão melhor rendimento. Mesmo no mercado da reabilitação. O autarca de Aveiro assume que cabe às autarquias dar empurrão na oferta social (com áudio).

O autarca referiu ainda que existem áreas disponíveis mas com o preço dos terrenos em valores estaváveis que não favorecem a sua transação para habitação acessível a todas as bolsas (com áudio)