Aveiro fora da semana europeia da mobilidade aposta em semana municipal para promover concessão de transportes.

2016-09-07 16:00

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aveiro reserva uma semana municipal da mobilidade para o momento em que for ativado o novo sistema de mobilidade municipal e esse momento só poderá surgir aos olhos dos cidadãos depois do Tribunal de Contas dar visto ao contrato de concessão dos transportes.

Além da ativação do novo sistema que a autarquia anuncia com reforço de frequências, haverá uma campanha de divulgação e sensibilização para o transporte público e para meios de mobilidade suave.

O relançamento da BUGA e o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Aveiro são as restantes condicionantes que ficarão associadas a esse novo tempo de aposta na mobilidade suave.

“Temos perspetivada essa operação mas não há condição de ter visto ao concurso e a data de entrada em vigor da concessão está indefinida”, explicou Ribau Esteves atirando para Janeiro de 2017 o arranque do novo sistema que será assegurado pelo operador do grupo Transdev e que tem nos transportes escolares uma fatia relevante.

O autarca de Aveiro respondia ao vereador do PS, Manuel Sousa, que questionava a não adesão de Aveiro à Semana Europeia da Mobilidade. Ribau entende que a Semana passou de moda mas promete uma semana municipal que sirva para divulgar o novo regime de concessão de transportes a par dos incentivos ao uso da bicicleta com a colaboração do grupo Ciclaveiro.