Aveiro: "Choca-me a decisão do Governo sobre a administração do centro hospitalar" - Ribau Esteves.

2018-04-18 10:55

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O presidente da Câmara de Aveiro confessa surpresa pelas mudanças anunciadas no Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

Aurélio Rodrigues terminou no final de 2017 a comissão de serviço e manteve-se em funções até Março mas sem recondução no cargo anunciando-se a substituição por Margarida França que transita do centro hospitalar Gaia/Espinho.

Ribau Esteves deixa elogio público a Aurélio Rodrigues pela forma como conseguiu "apaziguar" o centro hospitalar e lançar as bases da cooperação com a Universidade de Aveiro e com outros centros académicos visando a criação de um centro clínico académico.

O autarca deixa críticas ao Governo por considerar que não há coerência na decisão quando o Ministro da Saúde elogiava a administração há pouco tempo (com áudio)

Entrevistado no programa “Conversas”, com emissão esta quarta, às 19h, Ribau Esteves falou sobre mudanças que já deveriam ter sido consumadas no Porto de Aveiro e no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Lamenta que o Governo não esteja a ser capaz de tomar decisões “atempadas”.

No Porto de Aveiro, Braga da Cruz deixou a liderança para regressar ao Porto de Leixões e os nomes mais falados para a liderança são os de Gil Nadais e Eduardo Feio.

O autarca não tece considerações sobre os cenários possíveis. Pede, apenas, que os organismos não fiquem “em gestão” quando se sabe que há mandatos a terminar.

O programa “Conversas” questionou o autarca sobre as negociações do pacote de descentralização. Ribau Esteves diz que a chegada de Rui Rio à liderança do PSD traz novas ideias e no campo da descentralização a disponibilidade para assinar um compromisso com o Governo.

Quanto aos desafios internos, em Aveiro, acentua o que entende ser uma fase de dinamismo "com forte investimento público e privado". Diz que os partidos da oposição estão a “dar-se mal” com esse momento e procuram questionar os projetos “sem propor soluções”.

Defende que a avenida não irá andar “mais 40 anos” em projetos e sobre o concurso de ideias para o Rossio confessa surpresa pelo voto favorável do PS ao vencedor com uma ideia que prevê estacionamento em cave (com áudio).